quarta-feira, abril 12, 2006

Valeu a pena lutar! Vale a pena lutar!

Os estudantes e os jovens trabalhadores franceses alcançaram uma grande vitória.
O Contrato de Primeiro Emprego (CPE) foi finalmente substituído por uma nova lei, hoje aprovada pela Assembleia Nacional francesa.

Só a forte determinação dos movimentos de estudantes e dos sindicatos permitiu que o CPE fosse atirado para o caixote do lixo da história.
Mais de dez longas semanas de luta, sempre em crescendo no que respeita ao número de manifestantes, obrigaram o Governo francês a recuar e a reconhecer a derrota.
Adormecidos, os portugueses não souberem dar o devido valor à luta que os estudantes e os jovens trabalhadores franceses encetaram contra uma lei que mais não visava do que a eterna precariedade, nem o que a provável implementação do CPE em França representaria de negativo também para os trabalhadores portugueses, já que a lei a ser aprovada em França decerto teria aplicação aqui em Portugal.
No decorrer da luta em França, ouvi alguém em Portugal manifestar a sua "solidariedade internacionalista" - expressão que já não ouvia há muito tempo. Solidarizo-me também com os jovens franceses e rejubilo com o facto de a sua luta ter impedido que muitos outros países europeus viessem a aplicar o CPE.

Posted by Picasa

1 Comments:

At 22:31, Blogger Lumife said...

Votos de Boa Páscoa

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home