sexta-feira, março 24, 2006

VOLUNTARIADO NAS ESCOLAS

Vi há pouco num dos jornais da tarde da televisão e fiquei satisfeito.
Finalmente, o voluntariado também chegou às escolas. No caso, numa escola da Azambuja.
Entrevistados alunos e voluntárias, ambos mostraram agrado pela experiência.
Disse uma voluntária que "os miúdos de agora não sabem brincar, só andam aos empurrões uns aos outros e eu estou aqui para lhes ensinar muitas das minhas brincadeiras de criança, jogar ao pião, por exemplo". [Falou de mais brincadeiras, mas não retive.]
Há muito que defendo que é necessário aproveitar o conhecimento adquirido ao longo de muitos anos. Há pessoas há que andam por aí, desnorteadas e quase sem terem um sentido para a vida - algumas retiradas precocemente do mercado de trabalho - que têm muito para dar - foram pais, tiveram uma profissão, praticaram desporto - e penso ser criminoso não se aproveitarem essas sinergias.
Se estas experiências se multiplicarem pelo País, os benefícios serão imensos: para o País, para os alunos e também para os voluntários.
Daqui sugiro que as escolas façam um levantamento das pessoas disponíveis e avancem rapidamente. Vão ter com as pessoas, expliquem-lhes o que se pretende, ponham-nas à vontade, e estou certo de que rapidamente a escola terá outra cara. (Espero é que não se caia no ridículo de pôr um anúncio na escola dizendo que são necessários voluntários...)
Posted by Picasa

1 Comments:

At 21:32, Blogger segurademim said...

... e voltar à escola é sempre tão estimulante!

beijos e olás (não gelados) ;)

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home