quarta-feira, novembro 02, 2005

GRIPE DAS AVES

O QUE DEVEMOS SABER

O que é a gripe das aves?
- Existem 15 estirpes de gripe entre as aves, sendo as H5 e H7 as mais contagiosas e fatais. Aquela que actualmente mais preocupa o mundo é a H5H1.
Quantas pessoas foram contaminadas?
- Até Novembro de 2005, registou-se um total de 62 mortos entre 122 casos confirmados.
Como se transmite ao homem?
- Através de um contacto directo e prolongado com aves infectadas. O vírus persiste nas fezes das aves e pode ser adquirido por via de inalação, em ambientes contaminados.
Quais os sintomas?
- Por início súbito de mal-estar, febre alta, dores musculares e articulares, tosse, arrepios e dores de cabeça. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.
A doença é transmissível entre seres humanos?
- Existem dados que apontam para essa possibilidade embora até ao momento se conheçam poucos casos em que tal se tenha verificado e não tenha ficado provado.
Que impacto teria uma pandemia?
- Se o vírus sofrer uma mutação que o torne transmissível entre humanos, pode matar 50 milhões de pessoas.
Existe alguma vacina?
- Não, está em fase de desenvolvimento. Existem, contudo, antivirais (como o Tamiflu) que, por agora, podem ajudar a combater os sintomas e ao mesmo tempo impedir que a doença se propague.
Devemos deixar de comer carne branca?
- Para já, a Organização Mundial de Saúde recomenda apenas que a carne de aves seja cozinhada a uma temperatura superior a 70ºC e que se evitem ovos crus.
Em caso de dúvida, como proceder?
- Será criada uma linha telefónica para o efeito. Actualmente existe uma para a gripe comum: Linha Saúde Pública - 808 211 311. Se for criança, deve-se contactar a Linha Saúde 24 - 808 242 400.
.
(Fonte: DGS, BBC, OMS.)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home