sábado, outubro 08, 2005

FRAGMENTOS

Do Manuel Gomes Correia:
.
«Para entender o discurso de outra pessoa não é suficiente entender as suas palavras - temos de entender o seu pensamento. Mas mesmo isso não é suficiente - temos também de conhecer a sua motivação» (Vygotsky, citado no livro editado pelo Instituto Piaget Construtivismo Radical, p. 234).
.
«Temos de dizer que é a competitividade das empresas, e não o bem-estar das pessoas, que deve ser privilegiada», disse o presidente da CIP, Francisco Van Zeller, numa intervenção pública.
.
«O mundo é um local onde é perigoso viver, não por causa dos que fazem mal, mas por causa dos que vêem e deixam fazer.» (Einstein).
.
Marx disse: «A cada um segundo as suas necessidades», tal como está nos Actos 4, 35 da Bíblia.
.
«Dizem que o marxismo acabou... A exploração do homem pelo homem não.» (Mário Castrim).
.
Um corretor da Bolsa de Lisboa, perguntado do porquê de a Bolsa da América (EUA) estar bem , disse que isso se devia à aprovação de leis laborais que facilitam o trabalho precário, os despedimentos, etc. Enfim, o enriquecimento rápido de alguns faz então a miséria e a desgraça de milhões. Belo mundo este!
.
Dizia um alemão a um investigador norte-americano que lhe falava da perda de liberdade em pleno nazismo. «O senhor não compreende. Antes tínhamos partidos, eleições, campanhas políticas e voto. Sob o domínio de Hitler já não temos nada disso. Agora somos livres!»
.
«Ler e escrever são derivativos de quem é doente. Burro sadio não lê nem escreve» (João de Araújo Correia, Manta de Farrapos).
.
«Se alegre ou triste, manso ou violento. O essencial é que sejas humano» (Idem, ibidem).

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home